Angèle é uma fotógrafa camaronesa, nascida em Douala, em 1962. Cresceu em Yaoundé na casa de seu avô, cercada de familiares. Em torno de seus 10 anos, mudou-se com seu pai para Paris, onde recebeu sua educação, até mudar-se para Amsterdã, graduando-se na Academia de Fotografia, onde vive atualmente e mantém um estúdio onde produz, organiza e prepara exposições, palestras, viagens e pesquisas.

Expondo internacionalmente desde os anos 80, em museus, instituições, feiras de rua e galerias na África, Europa, os EUA, América Latina, os Emirados Árabes Unidos e Ásia, é reconhecida como umas das fotógrafas de sua origem mais bem sucedidas da atualidade.
As mulheres negras são o tema central de seu trabalho, as retratando de maneira a refletir sua identidade, rompendo com visões estereotipadas, buscando sentidos de força, grandeza, coragem, orgulho e consciência.

Ela vem desenvolvendo em Camarões, África do Sul e Colômbia workshops dentro do projeto Fundação Casa Essamba, oferecendo atividades com fotografia, dança, pintura e outras formas de arte para mulheres e meninas de rua retomarem sua auto-estima e reconhecerem seu potencial, oferecendo reintegração social e econômica através da cultura.







Publicações:
Referências:
http://essamba-art.com/the-team/biography/
http://www.casafrica.es/po/detalle-who-is-who.jsp
http://newafricanmagazine.com/introducing-angèle-etoundi-essamba/
http://themojogallery.com/asitis/artist-angele-etoundi-essamba.php