Dia de relembrar e seguir lutando

theburiramutdcasualsgoontherampage_5241ac0782b79                  Hoje, 8 de março, é o dia que celebramos o “Dia Internacional da Mulher”. Para nós, da Nítida, é uma data para relembrar, através da fotografia, o real significado deste dia. Um significado que, com o passar do tempo, foi ficando distorcido até chegar ao ponto de virar uma data comercial para ganhar flores e chocolates.

         As imagens fotográficas nos ajudarão a lembrar de alguns acontecimentos históricos:

  • No dia 8 de março de 1857, trabalhadoras de uma fábrica de tecidos, localizada em Nova York, EUA, fizeram uma grande greve. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho: redução da jornada de trabalho – que era de 16h! -, equiparação de salários com os homens e melhor tratamento dentro do ambiente de trabalho. Como repressão, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica e incendiadas. Aproximadamente 130 operárias morreram. (Este acontecimento não foi registrado fotograficamente e há controvérsias em relação a sua veracidade, pois alguns historiadores acreditam que houve uma confusão de datas e acontecimentos).
  • Outro incêndio ocorrido na mesma cidade (NY), em  25 de março de 1911, também foi em uma fábrica têxtil, a Triangle Shirtwaist Company. Nesta ocasião morreram 146 trabalhadores, sendo que a grande maioria eram mulheres imigrantes. As costureiras, que tinham entre 16 e 24 anos, ganhavam o salário equivalente a um terço do recebido pelos homens. O acidente (que até hoje não se sabe como foi provocado), somado com as condições desumanas de trabalho, desencadearam em protestos pelas ruas de Nova York.

triangle-duvida

NYdanzenaIWD

bread-and-roses

  • Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, na capital dinamarquesa, dirigida pela Internacional Socialista. Durante o evento, as socialistas alemãs Luise Zietz e Clara Zetkin propuseram a instituição de um Dia Internacional da Mulher – mas ainda sem data específica.
  • Paralelamente, as manifestações das Sufragistas, iniciadas no Reino Unido, que já reivindicavam o direito ao voto desde o final do século XIX, foram muito importantes para as lutas feministas.

votes.jpg

international-womens-day-celebrations-graphics99.com_

womens-day-3-500x368suffragistsChristina Broom-London-1909suffragettes-2

  • Já em 8 de março de 1917 as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram marcadas por manifestações de mulheres na Rússia. As trabalhadoras queriam melhores condições de vida e trabalho e eram contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos e acabaram precipitando o início da Revolução de 1917.

International_Womens_Day_1917-RussiaIWD-Russia-1924

  • A primeira comemoração do Dia da Mulher (National Woman’s Day) aconteceu nos Estados Unidos, em 28 de fevereiro de 1909. Posteriormente, a data foi modificada e seguiu sendo celebrada só até o início dos anos 20 – quando caiu no esquecimento. Ela foi resgatada, na década de 60, por grupos feministas.

Australia-Sidney-1970

International-Womens-Day-13

cx_ep02

  • A data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas), através de decreto, apenas no de 1975.

1975

equal-pay-anos60

         Além de relembrarmos os acontecimentos históricos e comemorarmos todas essas conquistas, é importante refletirmos sobre a nossa situação atual. Apesar de já existirem muitas vitórias, ainda há muito para ser transformado.

             Por isso, queremos não só agradecer (muito!) a todas essas mulheres que lutaram, mas gostaríamos de garantir que as suas lutas não tenham sido em vão. Queremos ter a certeza de que seguiremos com elas: conquistando cada vez mais espaço, mais igualdade e, consequentemente, a liberdade – liberdade de um dia não precisar mais lutar pelo o que deveria ser um direito básico de qualquer ser humano.

Referências:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s