
Eu sou a Lívia Auler, tenho 29 anos, sou natural de Santo Ângelo – RS e moro em Porto Alegre. Sou mestra em Artes Visuais pela UFRGS e graduada em jornalismo pela PUCRS. Atualmente também estou cursando Artes Visuais na UFRGS. Sou uma das integrantes da Nítida – fotografia e feminismo.
Meu interesse pela fotografia começou ainda na faculdade de jornalismo, quando fiz o estágio em fotojornalismo. Depois disso passei para a fotografia documental e, hoje, meu trabalho está mais concentrado no campo das artes visuais – especialmente com um trabalho de apropriação de imagens que desenvolvo no instagram lésbica feminista.
As questões feministas sempre me interessaram, mas passaram a ser mais articuladas e aprofundadas em 2015 – mesmo ano de criação da Nítida. Acredito que a união e a troca/diálogo entre mulheres tem uma força revolucionária e um potencial incrível de transformação e, assim, acredito que todas nós – integrantes da Nítida – fomos “tocadas” por estarmos em um grupo de mulheres.
Além do trabalho como fotógrafa e artista visual, desenvolvo pesquisas na área de História, Teoria e Crítica de Arte, concentrando-me especialmente nas questões de invisibilidade das artistas lésbicas na historiografia da arte (tema da minha dissertação de Mestrado) e, com isso, busco trazer uma discussão mais profunda sobre o lugar e as produções das mulheres lésbicas no campo das artes visuais.

Contato: @liviauler