SARA FACIO

618868255645d9ee4b7a59b57e36a1d2

Sara Facio (1932) é uma fotógrafa, curadora e editora argentina. Tornou-se reconhecida por seu trabalho com retratos. A artista, ao lado de sua colega de trabalho Alicia D’Amico, registrou ícones importantes da cultura mundial. Sara foi vanguardista na fotografia  da Argentina e, além de registrar, foi responsável por fortalecer esta arte em seu país .

Sara se graduou na Escuela Nacional de Bellas Artes em 1953 para ser professora de desenho e pintura, porém nunca exerceu esta profissão. Em 1955, junto a Alicia, recebeu uma bolsa do governo da França para viver e estudar artes em Paris durante um ano. Nesta viagem à Europa passou pela Inglaterra, Itália, Alemanha, Suíça e Áustria. A artista conta que nesta época a fotografia estava em efervescência lá e o uso de câmeras era comum entre os jovens – Sara faz uma comparação com o fenômeno atual do smartphone. Também havia um forte movimento artístico  que despertou o interesse de Sara e Alicia. Elas acharam interessante a forma como os Europeus  usavam a fotografia para registrar o cotidiano, começaram a fotografar e ao voltarem à Argentina, buscaram importar e incorporar esta ideia.

Em Buenos Aires, Sara passou a estudar fotografia com o pai de Alicia D’Amico e mais tarde com Annemarie Heinrich. Em 1960, ela e Alicia, abriram um estúdio fotográfico em que  trabalharam juntas até 1985. Nesta época, as duas se especializaram em retratos, ensaios sociais, jornalismo gráfico e escrito. Colaboraram para revistas da Argentina, América e Europa.

Os retratos foram a marca da trajetória artística de Sara Facio. Figuras importantes como Miguel Asturias, Adolfo Bioy Casares, Alejo Carpentier, Julio Cortázar, Carlos Fuentes, Gabriel García Márquez, Silvina Ocampo, Octavio Paz, Mario Vargas Llosa etc foram apenas alguns dos inúmeros artistas retratados por ela. Sara diz que gosta de retratos porque se encanta pelas pessoas.

“Y eso es lo que me atrae: poder captar los sentimientos de la gente, llegar más allá de la superficie, mucho más allá de lo que dice una cara. De golpe ves caras que son bellísimas a lo mejor desde el punto de vista estético pero que no te dicen nada. Yo no creo que sea así, creo que es un poco el fotógrafo.”

Sara fez parte da geração que fortaleceu a fotografia na Argentina. Ela foi responsável por criar seções especializadas nos jornais Clarín, La Nación e nas revistas Autoclub, Vigencia, Cultura e Fotomundo (1970-1998). Fundou a Editorial fotografia La Azote que se dedica exclusivamente a publicação de fotografias. Em 1979 auxiliou na fundação do Consejo Argentino de Fotografía. Em 1985 criou a Fotogalería del Teatro San Martín. Sara foi Asesora en Fotografía de la Secretaría del Cultura de la Nación e do Museo Nacional de Bellas Artes. Também criou e apresentou a primeira Colección Fotográfica de Patrimonio Nacional no MNBA. A fotógrafa ultrapassou os obstáculos impostos por uma sociedade em que a mulher tinha sido criada para ficar em casa. Ela conta que, ao menos na Argentina, não era comum uma mulher ser fotógrafa.

“Nos pareció maravilloso.¿Era común en esa época que dos mujeres jóvenes se dedicaran a la fotografía? Siempre hubo mujeres fotógrafas, pero mucho más soslayadas que hoy. Antes había muy pocas, y tenías que ser excelente para sobresalir. Pero en todos los sentidos era muy difícil. Cuando mis padres dejaron que me fuera a París, sola, a esa edad, sin plata, fueron muy criticados por el resto de la familia.”

Sara Facio inspira e auxilia muitos jovens que além de fotografar desejam dar devido lugar a fotografia. E como ela defende: “Lo que sí me importa es que los que se quieren dedicar a la fotografía lo hagan con mucha paciencia, con mucho entusiasmo y con mucho estudio. Que aprendan y así se van a diferenciar de todos los otros que sacan fotos porque sí. Es la única forma. Como el que escribe y como el que hace música.”

Celeste Carballo. Foto: Sara Facio

Celeste Carballo. Foto: Sara Facio

1963. Foto: Sara Facio

1963. Foto: Sara Facio

Julio Cortázar. Foto: Sara Facio

Julio Cortázar. Foto: Sara Facio

Street of barrio norte, 1965. Foto: Sara Facio

Street of barrio norte, 1965. Foto: Sara Facio

Foto: Sara Facio

Foto: Sara Facio

Jorge Luis Borges. Foto: Sara Facio

Jorge Luis Borges. Foto: Sara Facio

Foto: Sara Facio

Foto: Sara Facio

Ernesto Sabato. Foto: Sara Facio

Ernesto Sabato. Foto: Sara Facio

Punta del Este. Foto: Sara Facio

Punta del Este. Foto: Sara Facio

Maria Elena Walsh. Foto: Sara Facio

Maria Elena Walsh. Foto: Sara Facio

BIBLIOGRAFIA
Buenos Aires, Buenos Aires, 1968.
Geografía de Pablo Neruda, Barcelona, 1973.
Cómo tomar fotografías. Argentina, 1976.
Retratos y Autorretratos, 1973.
Humanario, 1976.
Actos de fe en Guatemala. Argentina, 1980.
Fotografía argentina actual. Argentina, 1981.
Sara Facio – Alicia D’Amico. Fotografía argentina 1960/1985. Argentina, 1985.
Grete Stern. Argentina, 1988.
Sara Facio – Retratos. Argentina, 1990.
La fotografía en la Argentina. Desde 1840 hasta nuestros días. Argentina, 1992.
Fotografía argentina actual dos. Argentina, 1996.

REFERÊNCIAS

CDL
Fundación Konex
Mujeres Artistas
Mujeres que hacen la historia
Ojos Caleidoscopio
Parati
Sara Facio Fotografias
Wikipédia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s