SUSAN MEISELAS

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Susan Meiselas nasceu em Baltimore, Maryland em 1948, estudou na Sarah Lawrence College e fez mestrado em educação visual na Harvard University. Ela recebeu um Doutorado Honorário em Belas Artes da Escola de Parsons em 1986 e do Instituto de Artes de Boston em 1996.

Em suas mais de quatro décadas de fotojornalismo, tem filmes, vídeos, mídias digitais e sociais contando com suas habilidades fotográficas e cinematográficas, bem como sua força de caráter, seus contatos e seu prestígio. Outra de suas contribuições importantes é o esforço dela para alterar a natureza da prática da fotografia documental. Ela desafia os fotógrafos a examinar seu relacionamento com seus sujeitos, a considerar o uso e a distribuição de suas imagens no mundo e a refletir sobre a relação das imagens com a história e a memória.

Seu primeiro ensaio fotográfico importante centrou-se nas vidas de mulheres que fazem striptease em feiras populares da Nova Inglaterra, que fotografou durante três verões consecutivos enquanto ensinava fotografia em escolas públicas de Nova York. “Carnival Strippers” foi originalmente publicado em 1976 e uma seleção foi instalada no Whitney Museum of Art em junho de 2000. Também trabalhou para as Comissões Estaduais de Artes de Carolina do Sul e Mississippi, estabelecendo programas de fotografia em escolas rurais. Além disso, foi consultora da Polaroid e do Center for Understanding Media em Nova York.

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Mais uma imagem do Homem Molotov, 1979

Meiselas juntou-se a Magnum Photos em 1976 e trabalhou como fotógrafa freelancer desde então. Ela é mais conhecida por sua cobertura da insurreição na Nicarágua e sua documentação sobre questões de direitos humanos na América Latina. Ela publicou sua segunda monografia, “Nicarágua”, em 1981. Meiselas trabalhou como editora e contribuidora no livro “El Salvador: O trabalho de trinta fotógrafos” e editou o “Chile por dentro” com trabalhos de fotógrafos que vivem sob o regime de Pinochet. Ela co-dirigiu dois filmes, “Vivendo no Risco: A história de uma família nicaraguese” and “Imagens de uma revolução”, com Richard P. Rogers e Alfred Guzzetti. Em 1997, ela completou um projeto de seis anos fazendo a curadoria de 100 anos de imagens históricas do Curdistão, integrando seu próprio trabalho no livro “Curdistão: Na Sombra da História” e desenvolvendo “Curdistão”, um site on-line de troca de memória coletiva em 1998.

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Imagem da série “Carnival Strippers”, 1972-1975

Sua monografia, “Caixa de Pandora”, explora um clube de Nova York de S&M, foi exibida nos EUA e no exterior. Em “Encontros com os Dani”, revela uma história de sessenta anos de descoberta e interações externas com os Dani, povo indígena das terras altas de Papua na Indonésia.

De forma que poucos fotógrafos conseguiram fazer, Meiselas traçou seu próprio curso, selecionou seus próprios projetos e voltou a expandi-los nas décadas seguintes. Ela produziu um inestimável registro de ativismo político por e em nome dos povos marginalizados. Ela acredita que sua educação lhe deu opções e reconhece que ser mulher lhe deu acesso em muitas situações que ela fotografou, observando que às vezes “as pessoas nas ruas não me levam a sério”.

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Imagem da série “Caixa de Pandora”, 1995

Meiselas teve exposições individuais em Paris, Madrid, Amsterdã, Londres, Los Angeles, Chicago e Nova York, e seu trabalho está incluído em coleções ao redor do mundo. Além disso, também ganhou prêmios de grande prestígio como o Robert Capa Gold Medal Award (1979), o American Society of Magazine Photographers (1982), MacArthur Fellowship (1992) e Krasna-Kraus (2009).

Vídeo do Museu de Arte Moderna de São Francisco, com Susan Meiselas falando sobre “a ética do ver” e comentando muitas de suas fotografias mais marcantes, de 2014.

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Imagem da série “Fronteira EUA/México”, 1989

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Imagem da série “Fronteira EUA/México”, 1989

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Imagem da série “Encontros com os Dani”, 1989

INDONESIA. Irian Jaya (Today, West Papua). Baliem Valley.

Imagem da série “Encontros com os Dani”, 1989

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Imagem da série “11/9”

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Imagem da série “11/9”

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Imagem da série “Varandas, América do Sul”, 2008

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Imagem da série “Varandas, América do Sul”, 2008

BRAZIL. Piscinão de Ramos, Rio de Janeiro. 2014. Rose paints bleach on Margareth.

Imagem da série “Em busca da beleza”, 2014

BRAZIL. Rio de Janeiro. July 7, 2014. Buenos Aires Street.

Imagem da série “Em busca da beleza”, 2014

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Imagem da série “Um quarto só para eles”, 2015

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Imagem da série “Um quarto só para eles”, 2015

 

PUBLICAÇÕES:

  • Learn to See. USA: Polaroid Foundation, 1975.
  • Carnival Strippers. USA: Farrar, Straus and Giroux, 1976; Germany: Steidl, 2003.
  • Nicaragua, June 1978 – July 1979. USA: Pantheon, 1981. New York: Aperture, 2008.
  • El Salvador: The Work of Thirty Photographers. USA: Pantheon, 1983; Writers and Readers, 1983.
  • Kurdistan: In the Shadow of History. USA: Random House, 1997. USA: University of Chicago Press, 2008.
  • Pandora’s Box. Denmark: Magnum Editions/Trebruk, 2001. Em S&M em New York.
  • Encounters with the Dani. USA/Germany: International Center of Photography/Steidl, 2003.
  • In History: Susan Meiselas. Editado por Kristen Lubben. Text by Meiselas, Caroline Brothers, Edmundo Desnoes, Ariel Dorfman, Elizabeth Edwards and David Levi Strauss. USA/Germany: International Center of Photography/Steidl, 2008.
  • Prince Street Girls.
    • Paris: Yellow Magic Books, 2013.
    • Oakland, CA: TBW Books, 2017.
  • A Room of Their Own. West Bromwich, England: Multistory, 2017.

REFERÊNCIAS:

http://www.susanmeiselas.com

http://www.magnumphotos.com/photographer/susan-meiselas

http://en.wikipedia.org/wiki/Susan_Meiselas

http://www.artsy.net/artist/susan-meiselas

http://www.loc.gov/rr/print/coll/womphotoj/meiselasessay.html

 

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