Nítida na ESPM-Sul

A Nítida participou de um evento sobre feminismo e fotografia na ESPM-Sul, no dia 08/06, ao lado da fotógrafa Myra Gonçalves. No debate, mediado pela professora Adriana Kurtz, tivemos a oportunidade de abordar o machismo histórico no meio da fotografia.

As mulheres participam da fotografia desde a sua descoberta, entretanto, muitas foram ocultadas pelos seus parceiros. Ainda hoje os nomes destacados como “mestres da fotografia” são masculinos. Fala-se pouco de Constance Talbot, Anna Atkins, Barbara Morgan, Gerda Taro, entre muitas outras fotógrafas.

Sabemos que este apagamento se perpetua nos dias atuais. Apesar da luta das mulheres por espaço neste campo ser cada vez mais forte, o mercado, os festivais e concursos resistem. Nesta semana, por exemplo, o Prêmio Brasil de Fotografia publicou o seu resultado. A única mulher premiada foi Nair Benedicto, fotógrafa já consagrada, no prêmio Especial.

Por motivos como estes, seguimos acreditando na importância de falar sobre o assunto nas redes sociais e também em espaços físicos como as universidades.

Agradecemos o convite da ESPM-Sul e também ao público presente, que trouxe comentários e questões muito pertinentes no final da nossa fala.
Seguimos na luta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s