BARBARA MORGAN

d6156cc59ac6f463939c4181cb740eec
Self-Portrait, 1940

Barbara Morgan (1900-1992) foi uma fotógrafa norte-americana. Conhecida por seu trabalho em registrar bailarinos foi precursora em criar imagens que expressavam a essência da dança. Cofundadora da revista Aperture, Barbara também foi uma das primeiras fotógrafas a realizar experimentações com técnicas pouco exploradas na época como a fotomontagem e o light painting.

Nascida na cidade de Buffalo, Kansas, e criada na Califórnia, Barbara estudou pintura na Universidade da Califórnia e se formou em 1923. Em 1925, casou-se com o escritor e fotógrafo Willard D. Morgan. O interesse pela fotografia surgiu após ver uma exposição de Edward Weston que a fez perceber as possibilidades artísticas dessa técnica.

Barbara seguia trabalhando com pintura e desenho em 1930 quando ela e sua família se mudaram para Nova York. Ao assistir uma performance da dançarina Martha Graham se apresentou à bailarina que estava com a carreira em ascensão, dando início a uma parceria e amizade que duraria sessenta anos.

A fotógrafa começou a registrar Martha e sua companhia em 1935. Optou pelo cenário do estúdio fotográfico, pois além de desejar ter o controle do processo, ela queria uma atmosfera íntima. Sempre buscava capturar o momento mais profundo da dança moderna. A partir deste ano Barbara deixou de pintar, pois além de enxergar a futura publicação de um livro,  optou pela fotografia pela possibilidade de conciliar a vida artística e a pessoal.

Após cinco anos fotografando Martha em um projeto que marcou a história da fotografia, o livro Martha Graham: Sixteen Dances in Photographs foi publicado. Seu trabalho percorreu o mundo através de exposições como La Danza Moderna Norte-Americana: Fotografias por Barbara Morgan, exibida no Museum of Modern Art, New York City. Seu trabalho revolucionou a fotografia de dança.

A dança foi um tema que Barbara se dedicou intensamente, mas outro ponto essencial em sua trajetória profissional são os trabalhos experimentais usando métodos desenvolvidos por fotógrafos como Man Ray. Ela fazia fotogramas, light trails, fotomontagens, etc. As impressões em preto e branco produzidas pela fotógrafa nas décadas de 1930 e 1940 estão entre as experiências clássicas da arte fotográfica moderna.

Martha Graham, letter to the world, 1940. Foto: Barbara Morgan
Martha Graham, letter to the world, 1940. Foto: Barbara Morgan
1930. Foto: Barbara Morgan
1930. Foto: Barbara Morgan
Pearl Primus, Speak to me of rivers, 1944. Foto: Barbara Morgan
Pearl Primus, Speak to me of rivers, 1944. Foto: Barbara Morgan
Martha Grahan, celebration trio, 1937. Foto: Barbara Morgan
Martha Grahan, celebration trio, 1937. Foto: Barbara Morgan
Valerie Bettis, the desperate heart kick, 1944. Foto: Barbara Morgan
Valerie Bettis, the desperate heart kick, 1944. Foto: Barbara Morgan
Spring on Madison Square, 1938. Foto: Barbara Morgan
Spring on Madison Square, 1938. Foto: Barbara Morgan
Hearst over the people, 1939. Foto: Barbara Morgan
Hearst over the people, 1939. Foto: Barbara Morgan
Brainwashed, 1966. Foto: Barbara Morgan
Brainwashed, 1966. Foto: Barbara Morgan
Nuclear fossilization, 1979. Foto: Barbara Morgan
Nuclear fossilization, 1979. Foto: Barbara Morgan
Emanation, 1940. Foto: Barbara Morgan
Emanation, 1940. Foto: Barbara Morgan

BIBLIOGRAFIA

Martha Graham: Sixteen Dances in Photographs, 1941
Summer’s Children, 1951
Barbara Morgan- A Morgan & Morgan Monograph, 1972
Barbara Morgan: Photomontage, 1980

REFERÊNCIAS

About: Photography
After Image Gallery
Fotográfica
iPhoto Central
La mirada del mamut
MoCP
Oac
Wikipedia


Um comentário sobre “BARBARA MORGAN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s