Fotógrafas Russas II

Em maio de 2016, durante o FestFotoPoA, encontramos a crítica, curadora e pesquisadora russa Irina Chmyreva. Realizamos uma entrevista com ela, que também nos cedeu gentilmente um material sobre fotógrafas russas contemporâneas. Esse é o segundo post com as imagens e informações que Irina compartilhou conosco.

Catherine Bubnova

Catherine é historiadora da arte e artista visual que trabalha com novas mídias: fotografia, colagens digitais e instalações com materiais contemporâneos. Ela nasceu em Moscou, Rússia, em 1968, e é graduada em História e Teoria da Arte na Moscow State Academy Art Institute of the Russian Academy of Arts.  Em 1997, passou a integrar a Moscow Union of Artists. Atualmente reside em Paris, França.

Além de artista visual, ela trabalha com objetos decorativos contemporâneos em lugares como estações de metrô e prédios públicos. Seus trabalhos foram exibidos em diversos locais em Moscou, assim como em outras cidades russas e também fora do país, na China e no Uruguai.

 

Mariya Kozhanova

Mariya (1986) nasceu e vive na cidade de Kaliningrado, Rússia. É uma fotógrafa que trabalha especialmente com séries. Já participou de exposições em sua cidade natal, em outros locais da Rússia  e também de festivais de fotografia em países como Brasil, Argentina, Lituânia, Estados Unidos, Japão e Singapura.

Série: Prussian Bride

Série: The Way

Série: Declared Detachment

Tatiana Plotnikova

Tatiana é uma fotógrafa que direciona seus trabalhos para o fotojornalismo e, especialmente, para uma fotografia social. Nascida em Leningrado (agora São Petersburgo), ela é graduada em Economia e, posteriormente, completou os estudos no curso de fotojornalismo na St. Petersburg Union of Journalists. Desde 2008 ela é colaboradora da revista Russkiy Reporter [The Russian Reporter] e já publicou em outras revistas e livros. Participou de diversas exposições na Rússia e também no exterior: Burma, Cambodia, China, Finlândia, França. Seu trabalho foi exibido, também, no FotoFest 2012, em Houston, USA. E, no mesmo ano, abriu sua primeira exposição individual em galeria – na França.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s