ALICIA D’AMICO

Foto: Pedro Meyer, 1979

Foto: Pedro Meyer, 1979

Alicia D’Amico (1933-2001) foi uma importante fotógrafa argentina. Formou-se na Escuela Nacional de Bellas Artes como professora de desenho e pintura, passando a lecionar nesta em 1953. Nesta época, na Argentina, a ausência de uma bibliografia dificultava o estudo da arte. Tendo consciência das dificuldades e desejando se aprimorar, em 1955, Alicia D’Amico se candidatou a uma bolsa do governo para estudar na França.

Na França, ela ficou um ano estudando e reunindo referências para trazer de volta ao seu país. A fotografia estava em efervescência nos anos 1950 e foi lá que Alicia se interessou por essa forma de expressão, adquirindo então sua primeira câmera. Entretanto, a fotografia sempre esteve presente na vida  de Alicia, pois ela era filha de um fotógrafo de batismos e comunhões, chamado Luis D’Amico. Ao voltar para a Argentina, resolveu estudar no estúdio de seu pai.

Em 1960, a fotógrafa abriu um estúdio em parceria com sua colega Sara Facio, permanecendo até 1983. Alicia D’Amico e Sara Facio construíram sua trajetória juntas. As fotógrafas desenvolveram inúmeros trabalhos em parceria, como o livro sobre a cidade de Buenos Aires e o projeto Ensayo de La Locura; além de retratarem escritores e intelectuais da América Latina como Julio Cortázar, Jorge Luis Borges, Pablo Neruda, Mario Vargas Llosas, Octavio Paz etc.

Alicia ajudou a fortalecer a fotografia na Argentina. Em 1973, fundou com María Cristina Orive e Sara Fásio, a editora La Azotea, primeira editora fotográfica da América Latina. Em 1979, ao lado de Annemarie Heinrich, Eduardo Comesaña, Andy Goldstein e Juan Travnik, criou o Consejo Argentino de Fotografía. Também foi Sócia do Foto Club Buenos Aires

Proveniente de uma época em que as mulheres não tinham voz, Alicia foi defensora da liberdade da mulher.  Em 1982, participou da criação de uma das primeiras instituições feministas da Argentina, a Lugar de Mujer. O feminismo também perpassou sua obra fotógrafica quando, a partir dos anos 1980, iniciou uma pesquisa sobre a relação da mulher com a fotografia; fotografando e sendo fotografada. 

“Como somos sempre esteve relacionado com como nos veem. Ao nos dizer como nos veem, simultaneamente, nos dizem como devemos ser. Chegou o tempo de pensarmos e nos perguntarmos como nós nos vemos e como nós mulheres somos.”

Além do seu compromisso com o feminismo, ela também se preocupou com outras realidades sociais e culturais da Argentina. Buscou registrar comunidades marginais, como a dos índios mapuches, as vilas e os bairros que estão nas periferias da cidades; atém das “Las Madres de Mayo”.

Escenografía para un sueño, 1961. Foto: Alicia D'Amico

Escenografía para un sueño, 1961. Foto: Alicia D’Amico

1962. Foto: Alicia D'Amico

La sombra, 1962. Foto: Alicia D’Amico

Jorge Luis Borges en la Biblioteca Nacional, 1963. Foto: Alicia D'Amico

Jorge Luis Borges en la Biblioteca Nacional, 1963. Foto: Alicia D’Amico

1966. Foto: Alicia D'Amico

La Ventana, 1966. Foto: Alicia D’Amico

Mate en la villa, 1972. Foto: Alicia D'Amico

Mate en la villa, 1972. Foto: Alicia D’Amico

 1973. Foto: Alicia D'Amico

De vuelta a la plaza, 1973. Foto: Alicia D’Amico

1983. Foto: Alicia D'Amico

Liliana, 1983. Foto: Alicia D’Amico

Trutruka, 1988. Foto: Alicia D'Amico

Trutruka, 1988. Foto: Alicia D’Amico

 

Pareja II, 1994. Foto: Alicia D'Amico

Pareja II, 1994. Foto: Alicia D’Amico

BIBLIOGRAFIA
Buenos Aires, Buenos Aires, 1968.
Geografía de Pablo Neruda, Barcelona, 1973.
Retratos y Autorretratos, 1973.
Humanario, 1976.
Cómo tomar fotografías, 1977.
Sara Facio Alicia D’Amico, 1985.
Podría ser yo, 1987.

REFERÊNCIAS

Arte Online

Cada día un fotógrafo

Galeria Vasari

La Nación

MNBA

Multimagem

Psiquifotos

Ojos Caleidoscopio

Wikipédia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s