
Inge Morath (1923-2002) nasceu na Áustria e mudou-se com a família ainda jovem para a Alemanha. Estudou Letras na faculdade e se tornou fluente em Francês, Inglês e Romeno, além do Alemão, sua língua nativa. Trabalhou como tradutora, jornalista e editora antes de se tornar fotógrafa. No início da carreira escreveu artigos para acompanhar as fotografias de Ernst Haas, de quem era amiga. Foi uma prolífica escritora e fotógrafa durante toda a sua vida.
Foi durante um evento do Partido Nazista que Inge teve um dos primeiros contatos com a arte vanguardista. Em 1937, durante a exposição “Arte Degenerada”, que tinha o intuito de inflamar a opinião pública contra a arte moderna, onde apenas comentários negativos sobre as obras eram permitidos, a fotógrafa relembrou: “Achei várias dessas pinturas empolgantes e me apaixonei pelo ‘Blue Horse’ do Franz Marc”.
Em 1949 foi convidada por Robert Capa e Ernst Haas a trabalhar na Magnum como editora e, quatro anos mais tarde, tornou-se fotógrafa da agência. Nos anos seguintes, Inge viajou pela África, América do Sul, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio capturando imagens para publicações como Paris Match e Vogue. Junto ao escritor francês Dominique Aubier publicou dois livros: “Guerre à la Tristesse”, sobre a Espanha, e “De la Perse à l’Iran”. Ao todo, lançou mais de trinta livros. Tinha especial interesse por arte e cultura e negava-se a fotografar conflitos armados. Durante a Segunda Guerra Mundial, presenciou de perto o nazismo e confessou: “Durante a guerra, você tem que se manter calada a maior parte do tempo (…) Então você aprende a observar com mais atenção”.
Na década de 1960 casou com o escritor Arthur Miller e se mudou para os Estados Unidos. Produziu muitas fotografias de artistas e acompanhou gravações em sets de filmagem. Nesse período começou a fotografar em cores, e uma compilação desse material foi publicada pela editora Steidl em 2009 no livro chamado “Inge Morath: First Color“. No entanto, sua obra ainda é lembrada pela estética em preto e branco, tanto nas fotografias analógicas quanto digitais. Entre 1960 e 1970 fotografou na União Soviética e na China.
Um de seus principais trabalhos é a série fotográfica “Máscaras”, em parceria com o ilustrador Saul Steinberg. Os dois se conheceram em 1958, quando Inge foi na casa de Steinberg para fazer um retrato seu e o encontrou com uma máscara feita de saco de papel. Nos anos subsequentes diversas pessoas foram convidadas a posar para retratos de Inge utilizando máscaras estilizadas por Steinberg. Outro longo projeto da fotógrafa foi a documentação das principais peças de seu companheiro, Arthur Miller.
Ao lado da diretora de cinema Regina Strassegger, realizou o antigo desejo de revisitar as terras de seus antepassados, nas fronteiras da Áustria e da Eslovênia. Inge faleceu em decorrência de um câncer em 2002, durante a produção do documentário. No mesmo ano, os membros da agência Magnum criaram uma prêmio em sua homenagem. O Inge Morath Award – administrado pela Inge Morath Foundation, desde 2003, em cooperação com a Magnum Foundation -, premia anualmente jovens fotógrafas com uma bolsa para dar continuidade a seus projetos documentais.
Em 2003, foi lançado o documentário “Grenz.Räume: Inge Morath”, filmado no ano anterior, sobre a volta da fotógrafa à montanhosa região em que viveu nos primeiros anos de sua vida. Mais recentemente, em Salzburgo, na Áustria, a fotógrafa foi homenageada tendo seu nome atribuído a um quarteirão de serviços, a Inge Morath Platz. No local está localizada a Fotohof, galeria na qual a artista colaborara desde os anos 1980.




Série “Máscaras”
LIVROS IMPRESSOS
- History Travels Badly, London, Fishbar (2015)
- Inge Morath: Iran, Steidl, Germany (2009)
- Inge Morath: First Color, Steidl, Germany (2009)
- The road to Reno, Steidl, Germany (2006)
- Inge Morath: Last Journey, Prestel Publishing, USA (2002)
- New York, Otto Müller/Verlag, Austria (2002)
- Saul Steinberg Masquerade, Viking Studio, USA (2000)
- Inge Morath: Life as a Photographer, Kehayoff Books, Germany (1999)
- Arthur Miller: Photographed by Inge Morath, FNAC, Spain (1999)
- Inge Morath: Portraits, Verlag, Austria (1999)
- Woman to Woman, Magnum Photos, Japan (1996)
- Donau, Verlag, Austria (1995)
- Inge Morath: Spain in the Fifties, Arte con Texto, Spain (1994)
- Inge Morath: Photographs 1952 to 1992, Otto Müller/Verlag, Autria (1992)
- Russian Journal, Aperture Foundation, USA (1991)
- Portraits, Aperture, USA (1986)
- Salesman in Beijing, Viking Press, USA (1984)
- Bilder aus Wien: Der Liebe Augustin, Reich Verlag, Switzerland (1981)
- From Persia to Iran: A Historical Journey, Viking Press, USA (1980)
- Chinese Encounters, Straus & Giroux, USA (1979)
- Inge Morath: Photographs of China, Grand Rapids Art Museum, USA (1979)
- In the Country, Viking Press, USA (1977)
- Grosse Photographen unserer Zeit: Inge Morath, C.J. Bucher Verlag, Switzerland (1975)
- East West Exercises, Simon Walker & Co., USA (1973)
- In Russia, Viking Press, USA (1969)
- Le Masque (Drawings by Saul Steinberg), Maeght Editeur, France (1967)
- Bring Forth the Children: A Journey to the Forgotten People of Europe and the MiddleEast, McGraw-Hill, USA (1960)
- De la Perse à l’Iran, Robert Delpire, France (1958)
- Venice Observed, Reynal & Co., USA (1956)
- Fiesta in Pamplona, Universe Books, USA (1956)
- Guerre à la Tristesse, Robert Delpire, France (1955)
FILMES
- Copyright by Inge Morath, de Sabine Eckhard (1992)
- Grenz.Räume: Inge Morath, de Regina Strassegger (2003)
REFERÊNCIAS