Gerda Taro (1910-1937) foi fotógrafa e jornalista alemã. Atuava em parceria com Friedmann, conhecido como Robert Capa. Registrou a Guerra Civil Espanhola sendo pioneira como fotojornalista mulher, entretanto teve seu trabalho reconhecido há pouco tempo.
Filha de judeus, desde cedo Gerda lutou contra o nazismo. Devido ao fortalecimento do antissemitismo na Alemanha, ela se mudou para Paris com sua amiga Ruth Cerf e lá conheceu dois jovens fotógrafos: Andre Friedmann e David Seymour.
Gerda e Friedmann se tornaram amigos. Ela começou a ajudar o fotógrafo húngaro a melhorar sua imagem para conseguir mais clientes; ele a ensinou fotografar. Os dois se apaixonaram. Em 1935, a dupla criou o personagem Robert Capa, um fotógrafo estrangeiro famoso. O intuito era dar mais credibilidade para as fotografias tiradas por Friedmann e, consequentemente, aumentar as vendas. Gerda tornou-se a agente de Robert Capa e Andre Friedmann a cara do personagem. A farsa foi descoberta, mas Capa continuou existindo.
Gerda morreu aos 26 anos. Ela fazia a cobertura da batalha de Brunete em 25 de julho de 1937 com o jornalista Ted Allan. Durante o bombardeamento, eles foram atropelados por tanque de guerra desgovernado.
Poucos fotógrafos registraram a Guerra Civil Espanhola, Gerda foi a única mulher, tornando-se pioneira como fotojornalista. Atualmente, muitas fotografias de Robert Capa suscitam dúvidas referentes ao crédito da imagem. Capa ou Gerda foram responsáveis pelo clique?
Gerda começou a ter seu reconhecimento como uma fotógrafa separada da sombra de Capa em 2007 quando caixas de negativos com trabalhos de Taro, Capa e Chim chegaram ao International Photography Center. Desde então ela vem sendo cada vez mais estudada e reconhecida pelo seu trabalho.











Andre Friedmann. Espanha, 1937



LIVROS SOBRE GERDA TARO
- Esperando Robert Capa – Susana Fortes
- Sangue e champanhe – Alex Kershaw
- Gerda Taro – Irme Schaber
- Gerda Taro: Inventing Robert Capa. – Jane Rogoyska
FILMES SOBRE GERDA TARO
- Clouse Enough (em gravação)
REFERÊNCIAS
FORTES, Susana. Esperando Robert Capa. Barcelona, 2009.
NETO, Rodolfo Cavalheiro; RAMÍREZ, María Dolores Aybar. Robert Capa: espectador e coadjuvante nos conflitos de seu tempo. Londrina. 2009.
http://carladeconti.com/blog/?p=595
International Center of Photography (fotografias e legendas)
Um comentário sobre “GERDA TARO”